Quando é o momento de se fazer terapia?

 

Fazer terapia é buscar por ajuda profissional para cuidar da sua saúde mental e bem-estar. É sempre de uma necessidade percebida por você que o trabalho começa, mesmo que essa necessidade não seja clara ainda.

 

Às vezes, é um problema importante que você sente que não consegue compartilhar com ninguém. Às vezes, é um sofrimento insistente, que você não entende muito bem por que está lá e não sabe bem o que fazer com ele. Ou, ainda, são pensamentos, sentimentos e comportamentos que você já conhece e, por mais que tenha tentado, sente que é difícil mudar.

 

Talvez isso dificulte a sua vida no trabalho, ou a sua relação com pessoas importantes. Ou talvez você sinta que vai bem na parte social, mas não consegue se sentir bem consigo mesmo. Em todos esses casos, a terapia pode ajudar você a compreender melhor suas necessidades e aprender novas formas de cuidar de si mesmo.

 

Se você estiver disposto a procurar por ajuda, pode descobrir muita coisa sobre quem você équem você pode ser! Quem sabe não tem mais caminhos que você pensa hoje para viver uma vida que você possa amar?

Psicólogo fica só escutando? Só eu falo?

 

Não necessariamente. O quanto um psicólogo participa falando durante as sessões depende de algumas coisas: da abordagem com que trabalha, do momento da terapia e de características pessoais

 

Na abordagem comportamental, o profissional é geralmente mais disposto a participar. No meu trabalho, busco estimular a reflexão, fazer observações e dialogar, respeitosamente, sobre diferentes possibilidades de compreender e lidar com as situações. Ainda assim, há muitos momentos em que a escuta é mais importante que a fala, pois a pessoa precisa ter seu tempo e espaço para refletir sobre o que percebe e tomar suas próprias decisões aos poucos. 

Cada terapeuta também tem sua própria forma de se conectar com seus pacientes e buscar ajudá-los. Meus estudos e experiências me moldaram, de forma que trago que uma escuta atenta e palavras encontradas especialmente para cada pessoa, cada momento e cada necessidade são das formas mais poderosas de ajudar alguém.

Psicólogo é igual psiquiatra? Psicólogo vai me dar remédio?

 

Não. Psicólogos e psiquiatras têm formações e trabalhos diferentes, que se complementam em alguns casos.

 

Psiquiatras são médicos, enquanto psicólogos têm formação específica em Psicologia. No tratamento de transtornos psiquiátricos (Depressão, Ansiedade Generalizada, TOC, Síndrome do Pânico, entre outros) é comum que uma pessoa se beneficie do trabalho conjunto de ambos os profissionais. Nesse caso, cabe ao psiquiatra a prescrição de medicamentos, após avaliação das necessidades.

 

Porém, fazer psicoterapia não implica em fazer tratamento psiquiátrico e, portanto, não implica em tomar medicamentos. Além disso, a escolha final a respeito destas questões é sempre da pessoa. 

O que diferencia um terapeuta de um bom amigo?

 

Poder desabafar com um amigo é algo muito bom! Ter um ombro à disposição, uma mão pra ajudar, um bom conselho no momento preciso, é realmente coisa pra se guardar. Como a terapia se baseia em uma relação pessoal, muitas vezes um terapeuta pode se comportar de forma parecida, mas a função da terapia é completamente diferente.

 

Um psicoterapeuta é um profissional treinado e capacitado a construir um processo com você, focado em aprendizagens que possam atender às suas necessidades em vários âmbitos da vida. É um processo com objetivos gerais e específicos, entre eles autoconhecimento, autoestima, confiança em si mesmo e habilidades interpessoais. Tudo isso realizado a partir de conhecimentos e princípios científicos sobre o comportamento humano.

 

Em outras palavras, um psicólogo não é só uma pessoa com quem você possa contar para desabafar e ter apoio em dificuldades pontuais ou recorrentes. É uma pessoa capacitada tecnicamente e comprometida a conhecer você e contribuir com seu desenvolvimento em todos os âmbitos importantes da sua vida, com suporte do corpo de conhecimento da Psicologia.

Não encontrei respostas para uma pergunta. O que posso fazer?

 

Se quiser fazer uma ou mais perguntas para as quais não encontrou respostas, você pode ir à página de contato e enviar uma mensagem! Ou enviar diretamente um email. Assim que eu puder responder com a devida atenção, o farei com prazer! 

Marque uma consulta:

 

Tel: (11) 98719-9552

Email: andre.a.ramos@live.com

Endereço do consultório:

 

Rua Estado de Israel, 99. Vila Clementino (Vila Mariana), próximo aos metrôs Santa Cruz e Hospital São Paulo.