Como a Psicoterapia pode ajudar?

  Muita gente que ainda não fez psicoterapia olha para a ideia com alguma desconfiança: “Como é que entrar em uma sala e conversar com alguém de vez em quando vai poder me ajudar?”. É fácil compreender essa dúvida observando que, de fora, a terapia parece ser só isso: um lugar onde a gente fala. E pra quem sente que já lidou sozinho com muitas situações difíceis, dividir seus problemas e sofrimentos pode parecer algo estranho e sem propósito.

  Por outro lado, quem se permite passar pelo processo da psicoterapia descobre que, embora falar sobre sua vida seja parte essencial do trabalho, a sua função vai muito além. A terapia é, mais do que tudo, um lugar para viver experiências – um lugar para aprender

  Nesse texto, vou falar sobre o que você pode esperar encontrar fazendo psicoterapia e como isso pode ajudar você a construir uma vida melhor!

 

Ouvir a si mesmo (e aprender a fazer isso sempre)

  Às vezes parece que todo mundo tem uma opinião sobre a nossa vida. Sobre o que devemos fazer, o que devemos sentir e como devemos pensar. Mas o ponto de vista dos outros oferece uma ajuda limitada quando precisamos lidar com alguns sentimentos ou com problemas importantes que encontramos pelo caminho.

  Tem coisas que só a gente é capaz de observar diretamente. Por exemplo, nossas percepções, pensamentos, sentimentos e vontades. Porém, ter a consciência de si mesmo é algo a ser aprendido e aperfeiçoado ao longo da vida. E quando não estamos "sintonizados" com algumas partes da nossa realidade, são comuns sentimentos de confusão e desamparo

 

  Podemos nos colocar no mundo com mais segurança quando sabemos escutar a nossa própria experiência. Isso significa saber fazer (e responder) perguntas como: o que realmente sinto nessa situação? É um sentimento conhecido? O que faz eu me sentir assim? Como costumo pensar sobre o que acontece na minha vida? O que tenho vontade de fazer – e o que estou fazendo? Agindo dessa forma, o que estou produzindo para mim e para os outros?

 

  A terapia pode ajudar você a enxergar melhor a sua realidade e a responder perguntas como estas. Por meio de uma escuta atenta e livre de julgamentos, aliada a observações e questionamentos, vamos construindo caminhos para o autoconhecimento. Aprender a se observar e se conhecer, aplicado no dia a dia, permite que você construa uma vida mais coerente com o que você precisa! 

 

Ter apoio psicológico

  Uma das fontes mais poderosos da resiliência humana nasce de uma condição muito simples: ter alguém com quem sinta que possa contar. Em outras palavras, poder compartilhar sua realidade com alguém e saber que esta pessoa estará disponível para passar por aquele momento junto com você. Embora muita gente associe “precisar de ajuda” à ideia de fraqueza, parece que simplesmente somos mais fortes quando contamos com o suporte de outras pessoas!

  Em terapia, você tem um espaço para falar sobre tudo aquilo que for importante para você, sem julgamentos e com a garantia de sigilo. Pode ser algo que dá vergonha, algo muito doloroso, ou mesmo algo que você nem sabe como compartilhar e compreender. Do outro lado da sala, haverá uma pessoa comprometida a escutar com atenção e passar por esse momento com você.

 

  Um dos aspectos mais gratificantes de ser um psicoterapeuta é poder oferecer a mão a quem se sente “derrubado” e acompanhar o processo de cada um de encontrar formas de se reerguer com mais confiança! A terapia pode oferecer o apoio psicológico que você precisa para se fortalecer frente às dificuldades que a vida oferece.

 

Conhecer suas dificuldades e encontrar meios de dominá-las 

  Todo mundo traz consigo bagagens que não escolheu trazer. Na minha experiência como terapeuta, posso dizer que são das mais diversas, embora tenham raízes em comum: dificuldades de socialização, dinâmica familiar, modelos e expectativas dos pais, relacionamentos difíceis, violências, entre outras. A nossa história de vida vai ensinando maneiras de sentir, pensar e agir que nem sempre fazem bem. Sem conhecê-las e aprender a lidar com elas, podemos esperar por todo tipo de conflito emocional.

  Mas a nossa história não precisa ser um limite absoluto; não precisa nos definir. A cada dia que passa, a cada momento, temos a oportunidade de construir uma nova história e aprender novas formas de se relacionar com o mundo e com nós mesmos.

 

  Na terapia, você pode descobrir o que precisa aprender para dominar suas dificuldades. Além de poder contar com um profissional para facilitar o aprendizado destes novos comportamentos. De forma simples, é essa lógica define e caracteriza a Terapia Comportamental.

 
Aprender a se relacionar melhor com as pessoas

  Quanto as suas relações com outras pessoas lhe trazem de prazer, significado, realização? Quando trazem de sofrimento? Quanto você se sente livre para ser quem você é com elas? O que você pode fazer para mudar essa realidade?

  Nossa relação com as pessoas tem um impacto enorme em nossa vida. O ser humano é um animal social e formar ou não vínculos saudáveis é crítico para nossa saúde mental. Isso vale para todo tipo de relacionamento: com amigos, colegas, parceiros amorosos, familiares e até com a comunidade. E ainda mais  para relações de intimidade: aquelas em que sentimos aceitação e segurança para sermos exatamente quem somos, como somos.

  Mas nem sempre isso é fácil. Às vezes, nossa bagagem emocional prejudica a conexão com os outros e o cuidado com as relações. E nem sempre esse processo é consciente. Algumas dificuldades comuns incluem:

  • não saber expressar sentimentos

  • insegurança sobre o que os outros vão pensar

  • medo de rejeição

  • baixa autoestima

  • dificuldade em confiar nos outros

  • evitação de conflitos, entre outras.

  Com ajuda de todas as experiências explicadas acima, a terapia pode contribuir com a qualidade das relações interpessoais. Além disso, é um lugar seguro onde se tem a oportunidade de aprender, na prática, a construir uma relação de confiança e genuína.

  Se você acha que a sua vida poderia ser melhor ou mais fácil com melhoras em qualquer um dos pontos citados acima, a terapia pode ser um bom investimento para você. Aprender a cuidar da própria saúde mental traz benefícios muito especiais, que modificam muitas outras experiências no presente e no futuro.

 

  Se quiser saber mais, veja também as perguntas frequentes ou entre em contato e agende uma consulta para conhecer o trabalho!

Entre em contato:

 

Tel: (11) 98719-9552

Email: andre.a.ramos@live.com

Instagram: @andreramospsi

Endereço do consultório:

 

Rua Estado de Israel, 99. Vila Clementino (Vila Mariana), próximo aos metrôs Santa Cruz e Hospital São Paulo.